Resenha - História da África
História da África | José R. Macedo | Contexto | 2020, 192 p.
💬 Em 10 de março de 2008 foi dado como obrigatório o estudo histórico e cultural tanto sobre os indígenas quanto sobre afro-brasileiros sob a Lei nº 11.64. Porém, aqueles que estudaram antes disso não estava assegurados quanto a este conteúdo, mesmo eu que cursei a escola após esta data, pouco vi e li sobre o tema.
💬 Aliado a isto se tem a história da África e como procedeu o processo de escravização para o Brasil, mas, e como era feito isso? de que maneira os europeus conseguiram arruinar potências africanas e desintegrar diversas culturas juntando umas com outras? o que veio antes de tudo isso? e como ficou a África após o fim do tráfico negreiro?
💬 Perguntas como estas eu sempre me fiz porém dificilmente obtia uma resposta clara nas aulas, o tema era sempre muito simplificado ou escasso de informações.
📖 Ler História da África foi uma grande aquisição para meu arcabouço de conhecimento, pois, a partir dele se é possível ver uma África continental repleta de culturas e povos que muitos ou são esquecidos, ou agrupados uns aos outros.
📖 E mais, a obra possui capítulos referentes as antigas civilizações pontuando sua dinâmica social, feitos até sua derrocada, passando pela expansão Islã, as colonizações, o imperialismo europeu, as relações entre os grupos até a chegada descolonização e suas consequências.
💬 O que posso afirma deste livro é que eu consegui aprender em suas 192 páginas mais do que em muitas aulas que tive sobre o assunto na escola, nele eu não somente vi texto acerca do período referente ao processo de colonização brasileira como vi muito além disso.
💬 Foi possível compreender como dentro de um vasto território variados grupos se criaram e cresceram de maneira única, compreendendo os diferentes biomas e climas, estes grupos conseguiram geram um continente diverso em cultura e história.
💬 Estamos acostumados a relacionar África com o Egito e mal sabemos dos reinos de Kush, Axum, Mali ou Etíope, reinos estes que muitas vezes chegaram a superar o poder de grandes civilizações asiáticas ou europeias.
💬 A obra de Macedo também aborda com primazia a maneira que estes grandiosos povos conseguiram ser afetados pelo imperialismo europeu após o inicio das grandes navegações. O processo de escravização do interior africano é muito bem explicado e contextualizado.
💬 Também é notável que o autor argumenta sobre como se deu o processo de descolonização nos países mais afetados como Congo, Angola, Gahna, Tunísia, África do Sul dentre outros, sendo este ultimo lembrado pelo processo de Apartheid que ten suas raízes plantadas séculos antes.
💬 No entanto, não é uma obra arrastada cheia de jargões acadêmicos, pelo contrário, a leitura é dinâmica com diversos exemplos contando até com referencial bibliográfico e inúmeras recomendações de leituras e vídeos para agregar no estudo sobre o assunto.
💬 Por fim, salientar que mais uma vez está de parabéns o editorial da Contexto pois conseguiu nos trazer mais um livro importantíssimo para nosso conhecimento histórico aprofundado em uma pesquisa vasta, sendo assim, eu super recomendo a leitura.
Nota:⭐⭐⭐⭐⭐
por Sarah J. C. Pinheiro
✒ E se você gostou deste livro, talvez você goste de ler:
📌 Resenha - O Perigo de uma História Única
📌 Livro da Semana - A Escravidão no Brasil
📌 Livro da Semana - Sobre história
📚 Amazon (físico): COMPRE AQUI
📗📘📙
Comentários
Postar um comentário