Resenha - A guerra que salvou minha vida
Em meio a uma guerra ainda é possível encontrar o amor...
A guerra que salvou minha vida | Kimberly B. Bradley | Darkside | 2018, 237p.
💬 Que verdades sejam ditas eu não sou uma grande fã de dramas ou romances, no entanto, eu estou tentando modificar isto em mim desde que recomecei meus hábitos de leitura neste ano de 2021, portanto, o livro que abordarei hoje é um claro exemplo "saia da zona de conforto" e indo além, se tornou uma referência em ficção histórica entre minhas obras favoritas.
📖 Em A guerra que salvou minha vida somo apresentados a jovem Ada Smith de apenas 11 anos, ela e o irmão Jaimes (6 anos) vivem em Londres no ano de 1940 onde ambos são criados por sua cruel Mãe na periferia da cidade. Ada viveu a vida inteira atrás de uma janela olhando para rua pois nasceu com uma deficiência física chamada de "pé torto" onde este ao invés de ter a sola para baixo fica para cima o que a sempre impediu de caminha corretamente, pior, ela não aprendeu a caminhar e assim passou a se arrastar.
📖 Sempre negligenciada e torturada pela Mãe que nunca lhe demonstrou um pouco de carinho, Jaimes era seu maior consolo nas piores horas, porém, naquele ano ele começara a ir a escola deixando-a sozinha em casa, todavia, a jovem começou a aprender sozinha a caminhar em uma tentativa de ter o amor de sua mãe. Porém, o que ela não podia prever era que uma guerra se expandia para a Inglaterra colocando em risco toda a população, e na eminente invasão e bombardeio alemão ela foge com seu irmão para o interior onde muitas crianças estão sendo enviadas.
📖 Em uma nova cidade sob os cuidados de Susan Smith, os dois vão aprender muito sobre si e sobre o mundo que lhes é tão estranho, será que Ada finalmente vai encontrar um pouco de amor e afeto que tanto lhe faz falta? as vezes vivemos uma guerra dentro de outra e nem notamos.
💬 A obra de Bradley é cativante desde o início com sua narrativa desprovida de termos difíceis ou parágrafos maçantes nos traz a história através da ótica de Ada, uma jovem que passou por cruéis situações desde que nasceu feitas pela sua própria mãe e por conseguinte nunca teve uma educação adequada, nunca conseguiu socializar direito e foi exposta a diversas humilhações que a marcaram profundamente sem que notasse isso, sendo assim, a menina tem um pensamento muito puro e até mesmo imaturo sobre as situações da vida.
💬 Desde o começo se tem uma torcida para que as coisas melhorem para a garota e que ela se veja longe daquela mãe que de longe nem deveria ser chamada de mãe, no entanto, veio a guerra o que causa uma reviravolta na vida de Ada e seu irmão e o desenrolar dessa história é muito bem construído, com novos personagens chaves para o crescimento e desenvolvimento da jovem.
🚨 ALERTA DE SPOILER 🚨
💬 O momento mais sublime com certeza as passagens de Ada com Susan, esta que foi colocada como sua guardião enquanto ela e o irmão se refugiam no interior, por que não somente a garota começa amadurecer seu pensamento sobre as coisas e as pessoas como a própria Susan passa por isso, ela era uma mulher solteira que nunca quis ter filhos e morava sozinha após a morte de sua melhor amiga que lhe deixou a casa e um pônei, sendo assim, de inicio não queria as crianças ali mas ao desenrolar da narrativa ambas passam a ressignificar suas ideias.
💬 Os momentos de Ada com o pônei Manteiga também aquecem o coração, ele foi a primeira centelha de amor que Ada teve fora de Londres, ela sabia que amava cavalos quando estava indo para o interior no trem e avistou um correndo, e assim com Manteiga aprendeu a montar e cuidar dele e em seus piores momentos era pensar nele e tudo se apaziguava.
🚩🚩🚩
💬 É interessante destacar que a autora não romantizou a sua obra, afinal sua protagonista é uma criança vítima de maus tratos que quando começa a tomar nota de sua situação passa a ter várias crises de ansiedade e com o caminhar da guerra isso só se intensifica. Ela nunca esteve a par de situações de sociabilidade e seu desconforto é sempre evidenciado como também nunca participou de festividades, nem recebia elogios ou presentes e no primeiro momento que isto acontece suas crises de pânico se intensificavam.
💬 A parte histórica deste livro também é bem ambientalizada, a autora conseguiu entregar uma ficção histórica de um momento muito tenso da história a nível mundial, a II Guerra Mundial, e fez isto sob a visão de uma jovem que já passa por guerras internas, ver as relações pensadas por Ada sobre isso é angustiante e ao mesmo tempo ternas, a cada vez que o combate se aproxima mais e mais dela de alguma forma suas concepções e sentimentos se tornam mais fortes. Sem esquecer que muitos fatos reais são exaltados durante a narrativa como os bombardeios aéreos, os espiões que vinham por mar e a batalha de Dunquerque que para mim foi a parte mais tensa envolvendo o combate dentro da história.
💬 Com certeza é uma obra que entrega uma narrativa que aquece o coração como também, trechos que mexem e muito com nosso sentimos, é uma história de superação e amadurecimento para se emocionar do inicio ao fim, com elementos reais que intensificam ainda mais a trama.
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐
por Sarah J. C. Pinheiro.
✒ E se você gostou deste livro, talvez você goste de ler:
📌 TBR 2022📗📘📙
Ficou interessado(a) no livro? comprando pelo link abaixo você estará ajudando a crescer o blog!
📚 Amazon (físico): COMPRE AQUI
📚 Amazon (ebook): COMPRE AQUI
📱 Kindle Unlimited: ASSINE AQUI
📗📘📙
Comentários
Postar um comentário