Resenha - 20 mil léguas submarinas
20 mil léguas submarinas | Júlio Verne | Principis | 2020, 350p.
💬 Meu regresso às resenhas não poderia ter começado melhor, a obra de hoje é uma louca viagem submarina que eu tive o prazer de reler recentemente.
📖 Em 20 mil léguas submarinas somos introduzidos à uma narrativa super descritiva tanto quanto aos mistérios da vida marinha quanto sobre seus personagens. O ano é 1866, França, uma misteriosa criatura marinha anda assombrando o imaginário das pessoas, ela apareceu em diferentes partes do globo e após vários barcos terem tido contato com este "monstro" cabe as potências mundiais averiguarem o que deve ser feito. Em meio a isso o professor e naturalista Pierre Aronnax juntamente com seu fiel assistente Conseil embarcam em uma aventura até os mares do Japão na intenção de capturar a criatura.
💬 Como disse antes, eu li este livro à mais ou menos 8 anos atrás, em uma outra edição mas que em suma se assemelham muito. Não pude deixar de lembrar o quanto eu gosto desta história, ela é uma típica narrativa de Verne, personagens bem construido, um protagonista que toma a frente da situação colocando muito de suas ideias a par do leitor, sem esquecer da quantidade de detalhes sobre os achados marinhos, a maneira como o autor nos descreve cada animal, planta ou pedra encontrada é extremamente única, mesmo que você não entenda nada sobre o assunto não deixa de ser válido o elogio.
💬 Esta obra aborda um momento histórico onde a ciência estava sendo fundamentada, a curiosidade sobre a natureza e seus componentes era algo do furor daquele período em que foi escrita - século XIX -, isto se comprova primeiro por trazer um protagonista naturalista voltado ao estudo da ciência, e segundo pelo conjunto de informações advindas sobre um espaço geográfico até então um tanto misterioso, o oceano. Os mares eram um ambiente recém "explorado" cientificamente e foi neste cenário que o autor concentrou sua narrativa, juntando com outros fatores, como políticos e sociais.
💬 Isto porque, as expedições e explorações eram feitas sob o o aval de grandes potências da época e isto foi captado na história, assim como, a maneira como se tratava o outro e tudo aquilo que fosse diferente aos padrões deveria ou se adequar ou ser morto, isto é visto durante toda a narrativa, passagens onde se fica explicito o pensamento da época, a própria histórica começa com uma caçada a fim de se ter o "monstro para estudo".
💬 Outro fator de relevância histórico encontrado na obra são as invenções, é sabido que na França principalmente se tinha muitas feiras de invenções e o século XIX ficou conhecido pelas mudanças revolucionárias industriais e tecnológicas, Verne capta isto para a sua obra trazendo uma invenção nunca antes vista, onde por muitos é considerado pioneiro sobre o aparato, onde somente alguns anos depois teria-se construído o primeiro.
🚨PARTES COM SPOILER🚨
💬 Este aparato é o "monstro" que na realidade não passava de um submarino, chamado Nautilus, pode parecer besteira afinal se virmos um hoje no oceano é até fácil de reconhecer mas pense que no momento em que foi escrito este tipo de maquinário não existia, e assim como muitas das descobertas passou por diferentes análises até chegar a correta.
💬 Eu também não podia deixar de falar sobre o criador do Nautilus, o capitão Nemo, para quem não sabe o nome do personagem em Procurando Nemo veio deste livro, a maneira como o capitão é sempre tão enigmático e sábio, que possui opiniões pessoais muito fortes quanto a humanidade acaba por cativar o leitor, pois mesmo hoje suas palavras fazem muito sentido. Nemo prometeu nunca mais pisar em terra pois havia desacreditado na humanidade e nesse ínterim se apaixonou pelo mar, para tanto criou um submarino movido a eletricidade, algo muito no e recente naquele tempo.
💬 É possível também ver com clareza a personalidade de cada personagem , até mesmo do capitão Nemo que acaba falando mais de seu passado com o tempo.
🚩🚩🚩
💬 São narrativas bem colocadas, não é uma leitura maçante porém durante as descrições mais detalhadas pode ser um pouquinho difícil de entender por conta do conteúdo.
📚 Amazon (físico): COMPRE AQUI
📚 Amazon (ebook): COMPRE AQUI
📱 Kindle Unlimited: ASSINE AQUI
📗📘📙
Ahhh!
ResponderExcluirEu tenho muita vontade de ler alguma obra de Júlio Verne, até minha mãe já leu e eu não. Em questão de clássicos eu ando bem devagar, leio muitas estórias contemporâneas, mas ainda não voltei a ler os clássicos da literatura. Quem sabe quando eu conseguir terminar de ler minha TBR imensa eu chegue enfim nos clássicos da literatura.
ótima resenha!
Blogger | Instagram | Pinterest
Vale super a pena ler os livros dele, é como voltar ao passado heheh, mas te entendo, tbm tenho uma TBR imensa pela frente e ainda não consegui chegar nos clássicos russos.
Excluir