Resenha - Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação
Antes de começar a falar sobre o livro que trouxe hoje gostaria de dizer que durante essas semanas que finalizam o mês de março vou estar bem atarefada com os trabalhos da faculdade e por mais que eu não goste não vou conseguir ser assídua aqui, mas, sempre que eu conseguir vir falar sobre algo ou escrever a resenha de algum livro, eu vou fazer.
Dito isto, o livro que vou discutir hoje é Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação que foi escrito por Teresa Cristina Rego e lançado pela editora Vozes, eu o li esta semana e resolvi já vir falar um pouco sobre o que ele é e o que eu achei.
Bem, vamos a resenha...
Para quem não conhece Lev Vygotsky foi um psicólogo russo nascido em 1896 e morreu muito jovem - em 1934 - por conta de uma tuberculose, por conta de sua morte prematura muitos de seus estudos ficaram dispersos sem ter tido uma dita conclusão e também por conta da repressão do governo stalinista à seus postulados fez com que estes ficassem em hiato por um bom tempo, sendo lembrados na década de 60 mas só chegou ao Brasil na década de 80.
O livro de Teresa traz um apanhado de informações sobre obras mais famosas de do psicólogo - sendo poucas publicadas no Brasil - onde argumenta acerca das afirmações deste, explana pensamentos de outros colegas dele da época que também colaboraram no seu trabalho e relaciona Vygotsky com outros estudiosos da Psicologia que contribuíram para a disciplina mas diferiam das suas concepções em certos momentos, como o caso de Piaget.
Em seus trabalhos mais notáveis fica claro que Vygotsky sempre teve o interesse por diversas disciplinas e gostava de relaciona-las, gerando um interdisciplinaridade o que de certa forma era inovador na época ainda mais se tratando da Psicologia, mas este o fez, e construiu uma percepção histórico-cultural dos seres humanos.
Esta percepção foi muito utilizada para discutir assuntos como a educação, que foi palco de muitos trabalhos do psicólogo, ele se utilizou de todos os meios para alcançar respostas como a realização de experimentos para sanar suas hipóteses, sempre lembrando que por mais tivesse o ideal de criar uma nova Psicologia ele não iria se abster dos métodos científicos.
O interessante de se ler este livro é que a autora conseguiu trazer a essência do trabalho de Vygotsky, colocando pontos chaves, exemplos de seus experimentos e também, as ideias de colegas próximos dele que também corroboraram em seus projetos. Ela ainda deixa super claro de que se você quer aprender a fundo deve ler as obras originais e explicita que as concepções do psicólogo são de suma importância para a Psicologia e principalmente para a Educação mas que não deve ser a única utilizada, nem mesmo Vygotsky aceitaria algo assim já que gostava de misturar as diversas áreas do conhecimento.
Quanto à edição, eu achei a capa ok, a diagramação é bem centralizada e a letra me lembra letras de máquina de escrever - não sei bem porque - o que eu curti e por mais que as folhas sejam brancas a fonte não é forte o que não cansa a vista. A leitura é bem dinâmica, a autora se utiliza de termos técnicos o que convém ao cunho de trabalho mas também se utiliza de uma linguagem mais comum para que se tenha um fácil entendimento do público geral.
Eu recomendo e muito a leitura, não é um livro longo mas traz abordagens científicas de um estudioso pouco trabalhado no Ocidente e principalmente no Brasil - só possui 3 obras publicadas - o que é uma pena já que suas obras possuem um caráter muito avançado para sua época e se assemelha e muito a obras contemporâneas.
Não é um livro só pra quem é da área, não, é um livro para quem tem interesse em conhecer outras concepções sobre a Educação, entender um outro ponto de vista e em tempo de tanta desinformação livros como este tem se mostrado cada vez mais importante.
Caso tenha ficado interessado, vou deixar abaixo os links para adquiri-lo na Amazon, boa leitura!
📙 Amazon - Físico 📙
📘 Amazon - e-Book 📘
💜💜💜
Links recomendados:
👉 Livro da Semana - Sobre História
👉 Lista TBR 2021 - 1° semestre (ATUALIZADA)
Minhas redes sociais:
👉Twitter👈
👉YouTube👈
👉Skoob👈
Comentários
Postar um comentário