Filme da Semana - Os Bons Companheiros
Então, pra aumentar a experiência literária dessa semana que foi o livro GoodFellas, trago este filme baseado no livro de mesmo nome que marcou minha vida de modos que nem consigo explicar.
Eu disse no post sobre o livro que eu sempre gostei de filmes que falassem sobre máfia então sou suspeita em falar, mas, pra quem só viu O Poderoso Chefão(outro clássico) este aqui é de longe bem diferente tanto em trama quanto em técnica.
O filme é de 1990 e foi dirigido pelo premiado Martin Scorsese e produzido por Irwin Winkler, o roteiro foi uma coprodução ente Scorsese e Nicholas Pileggi, este que escreveu o livro O Homem da máfia(nome original) e isto se prova se você ler o livro, muito do que foi adaptado é compreensível mas mesmo assim se tem muito da história original.
Tendo um elenco recheado com Robert De Niro, Joe Pesci, Ray Liotta e Paul Sorvino, consegue com maestria construir uma história sem deixar ninguém em segundo plano, mesmo que apenas Liotta seja o principal.
A quantidade de personagens e histórias repulsivas e corruptas as quais somos apresentados os assistindo se torna um dos parâmetros que faz o filme ser tão envolvente, em certo momento é possível até se ver torcendo para aqueles que deveriam ser o "vilão" da história.
Da mesma forma é um filme para se ter um noção crua de toda ação tem uma reação, Henry(Ray Liotta) mostra isso a cada passo narrado por ele onde no fim acaba entregando seus "parceiros".
Sobre a técnica, o que mais me pega e a quebra de quarta parede, isto é, o personagem fala diretamente com a câmera, para nós espectadores, ele narra o seus passos e pensamentos quem vem flashback, isto torna o filme ainda mais dinâmico até para aqueles que não estão acostumados e nem são entendidos quanto ao que foi a máfia nos EUA.
Como disse, não sei dizer o que sinto por esse filme só sinto que é um filme para se ver muitas e muitas vezes pois sempre se tem algum detalhe do qual não vi antes.
Fonte: SCHNEIDER, S.J. 1001 Filmes para ver antes de morrer. Sextante: Rio de Janeiro. 2008.
👉Doações👈
Comentários
Postar um comentário